terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Cotidiano de uma carioca.

Calor. Rio de Janeiro. Cidade lotada desde o Ano Novo em Copacabana. E Janeiro começa. A linha do metrô mudou sabia?! Aham, agora, na Zona Norte, um vai pra Pavuna, um vai pra Saens Peña, um vai pra Pavuna, um vai pra Saens Peña,... E a ‘carioca da gema’ aqui, se perdeu. Indo para a Saens Peña, foi fazer uma visitinha na Pavuna, mas voltou logo. É nessas que se conhece a própria cidade,... um ‘mini-tour’. Chiquérrimo, não!?
8h da manhã. Acorda menina! – diz a Ana Maria. E vai por banheiro se arrumar. Passou o corretivo, tirou a olheira?! Tá ghata então! Penteia o cabelo, mas prende! Se não ele ‘arma’... e quando ele ‘arma’... você está sendo Vanessa da Mata por um dia (tá é exagero!... mas é triste viu amiga! rs...). Passa um brilhinho, põe a roupa e a rasteirinha amygha de todos os dias – porque nesse calor do Rio, é quase crime pro pés andar de salto! Saiu de casa. Toda animadona pra ir pro Saara. Muita coisa fofa pra olhar, pra comprar... mais até do que o dinheiro permite. Entrou na estação do metrô. Já se sentindo ‘A’ mendiga de tanto que já suou nesse calor ‘imoral’, como diz a mãe. Se sente ‘O’ lixo quando vê que, mesmo no calor, ainda existem mulheres glamurosas,... e você não é uma delas. Tá, pula essa parte.
Comprou o bilhete do metrô. O bilhete hoje, é cartão. Vai para aquela roleta passar o cartão. A esperta aqui, vendo todo mundo aproximar o cartão e passar, faz o mesmo. Fica alguns minutos tentando e a maquininha acusando que está errado. A fila se forma de pessoas que quase não estão com pressa. Vergonha. Um rapaz mostra como tem que ser. E ela não consegue entender, claro! Afinal, antes de 12h, ninguém raciocina direito, né?! O rapaz explica de novo. Ela entendeu! Espertíssima essa aí! Obrigada obrigada obrigada, para o rapaz. E desce a escadinha para entrar no metrô. As plataformas lotadas. Tensão. Fica pertinho do grupo mais vazio. Atenção. Chegou o metrô. Entrou com dificuldade mesmo! Mais lotado impossível! Fica em pé mesmo, que já ta com sorte de ter entrado. E... putz! O ar-condicionado pifou! Vai no calor mesmo. Chega no centro da cidade parecendo... melhor não comentar. Baranguenta demás! Vai no Saara, anda anda anda, adoooooooora! Mesmo. Comprou tudo o que tinha pra comprar?! Bóra pra casa então! Procura a estação do metrô. Não achou. Porque?! Sei lá! Sempre faz o mesmo caminho, mas, dessa vez, se perdeu. Calor. Sacolas pesadas. Informações erradas. Um dizia que era pra cá, outro dizia que era pra lá... E fica brincando de zigue-zague no centro da cidade. Ô diversão! Começa a chover. Agora ficou bom meeesmo! A brincadeira que já tava boa, fica divertidíssima. Suor e chuva. A baranga começa a assustar as criancinhas que passam. Achou a estação do metrô! Ih... olha lá! Era lá mesmo que ficava. As pernas se cansaram á toa, tadinhas. Tadinhas nada! Tem que emagrecer mesmo! Olha o lado bom de tudo!
Entrou na estação. Tranquilona, vai comprar o bilhetinho. Agora já sabe como passa com o cartão. Ah menina esperta por demais! Passou. Desceu a escadinha que apontava para a ‘Zona Norte’. Confirmou, só pra garantir: Zona Norte (Tijuca, Linha 2, São Cristóvão,... blábláblá). Tá certo. É nesse mesmo.
A plataforma mais lotada do que na ida. Se prepara. Abriu. Ahn... tipo, posso entrar?! E deu pra entrar. Muita sorte. Ar-condicionado ainda pifado. O cheirinho era um perfume de rosas. Suor coletivo. Eca! Se segura naquela barra, pra não cair! E... ops! Não alcança a barra de cima. Era a que dava pra pegar, mas a baixinha não conseguiu. Tipo... cava o chão e se esconde de vergonha, pelo amor de Deus! Vai encostada nos outros mesmo.
Ah!... um momento de calma e serenidade. Vai chegar em casa rapidinho e tomar um banho esperto. E o metrô só enche. Que estranho. O metrô pro caminho de casa não enche assim. Ah! bobeira! Deve estar assim porque é começo de ano! (e o que que tem uma coisa a ver com a outra?! Sei lá, todo mundo costuma dizer isso...). Aperta mais um pouquinho. Passa o olho na janelinha da porta do metrô. Ih! O metrô ta tipo... ao ar livre?! Mas heim?! Alguma coisa ta errada. (pensando: f#@!&*). Olha pros lados. Não reconhece o lugar. Pergunta pra moça que estava do lado – no colo! praticamente. É São Cristóvão. E a próxima!? É a Pavuna. Ah... fica na Tijuca?! O desespero leva à burrice. E como sai daqui pra Tijuca?! Tem que sair em São Cristóvão e voltar para a Central. Central... é Tijuca?! Mais burrice! Não, você sai na Central para pegar o Saens Peña. Ah tá, brigada! Ui, que medinho. Mãe, vem me buscar?! Nada disso, enfrenta como mulher! Sai do metrô errado. Troca de plataforma. Espera o metrô certo. Cadê!? Não vem?! Vem. Mas demora. Alívio. Outras também cometeram o mesmo erro. Pega o metrô certo. Ah! Vazio! Sabia!
Salta na Central. Presta atenção agora! Pega o Saens Peña. Tava vindo da onde?! População se jogando – literalmente - para fora do trêm. Que susto! Arrastão?! Não!? Então relaxa e vambóra pra Tijuca, finalmente. Entra no metrô. Ar-condicionado ainda quebrado. Perfume de rosas, de novo. Prende a respiração e espera chegar em casa. Chegou na Tijuca. Lar doce lar. Vai pra casa e vai pro banho já! Tomou banho!? Tá ghata! Ri do dia e liga pra contar. Hoje foi a Pavuna. Amanhã é Madureira que vai enfrentar. Dorme cedo para levantar cedo e ir pra Madureira. Feliz da vida, como boa carioca que é.
Texto: autoria da dona do blog. Por favor, não reutilizar! Obrigada!

4 comentários:

  1. UAHAUHAEUHEEU maluuuuuuu ri muito da sua aventura.
    meu deus, tu foi parar longe, heim? Pavuna, colégan? auhauahauahau certeza que se eu estivesse pegando o metrô sozinha era capaz de parar por essas bandas também. mas pelo visto vc enfrentou bem...eu CERTEZA que já estaria em pânico e ia me refugiar embaixo de um banco enquanto ligava pra minha mãe (que, sem a menor dúvida, ia dar três mil gritos do outro lado da linha e sair correndo pra me buscar AHAHA)

    beijo maluuuuuuuuuuuu! =)
    Bia

    ResponderExcluir
  2. Biiia! uahuahuahuahuha
    gostou amiga?! enfrentei bem né?! ueeuhuehueheu
    aha amiga quase que eu fiz isso mesmo! uehueheuheu mãe vem me buscarrr! rs
    valeu amiga por passar aqui! que bom que gostou! obrigadíssimo! TE AMO! saudades!
    Beiiijos, maLu.

    ResponderExcluir
  3. Migaaaaaaaaa quem manda ir caçar FOLHA para o meu irmao isso que dá se eu fosse vc por causa disse ligava para o ....

    ResponderExcluir
  4. kkkkkkkkkkkkkkkk
    ah amiga! só vc ! teamoteamoteamo!
    só por isso vou ligar pro... rs
    Beiiijos, maLu.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e volte sempre!
Leio, aprovo, publico e respondo os comentários!
Beiiijos, maLu.